CARDIOLOGIA VETERINÁRIA

Dra. Cláudia Annuseck

Cardiologia Veterinária em Curitiba

INTRODUTÓRIO:
Esse importante segmento da Medicina Veterinária está disponível no Hospital Veterinário Santa Mônica com veterinários altamente especializados, capazes de identificar as patologias cardíacas que acometem os pets ou mesmo avaliar preventivamente através dos check-ups.

A Cardiologia Veterinária é uma das áreas da Medicina Veterinária que cresceu vertiginosamente nos últimos anos, não só pelo melhor entendimento das patologias que acometem os cães e gatos, mas pela evolução dos equipamentos para diagnóstico.

Aquilo que até pouco tempo era de difícil acesso, já é realidade no Hospital Veterinário Santa Mônica como por exemplo exames de ecodopplercardiograma, eletrocardiograma e holter com aparelhos de última geração e pessoal em constante aperfeiçoamento técnico. Muito embora as doenças cardíacas podem afetar qualquer raça e idade de paciente o quesito idade merece atenção especial quando avaliamos os fatores de risco.

Dentre as raças mais predispostas a cardiopatias (doenças do coração) estão os buldogues, poodles, boxers, teckels, Golden retrivier e Cocker. Dentre as doenças mais comuns podemos listar a Degeneração valvar da mitral que leva a insuficiência da valva esquerda do coração. É uma doença muito comum em cães de pequeno porte como o Yorkshire terrier, poodle e teckel.

Quando nos deparamos com cães de grande porte como Golden e Boxer, a cardiomiopatia com maior prevalência é sem duvida alguma a cardiomiopatia dilatada, que se manifesta por aumento ou espessamento das câmaras cardíacas e que leva a uma fraca contratilidade do músculo cardíaco gerando sérios problemas para os cães. Os principais sinais e sintomas clínicos são fraqueza, cansaço, aumento de volume abdominal (ascite) e até desmaios.

Dentre os gatos, os da raça bengal , maine coom, persa e ragdoll podem apresentar uma diminuição do lúmem (espaço interno do coração) cardíaco numa doença que acontece por espessamento das paredes do coração. A essa doença damos o nome de Cardiomiopatia hipertrófica e por diminuir o espaço interno da câmara cardíaca prejudica o fluxo de sangue e pode ocasionar dificuldade respiratória.

Essas e outras doenças que acometem os cães e gatos podem e devem ser tratadas para prolongar o tempo e melhorar a qualidade de vida. Para um bom tratamento é essencial a correta identificação da patologia e seu estagiamento, assim como ficar atento a outras manifestações concomitantes e decorrentes da cardiomiopatia.

Abaixo duas figuras do ecodopplercardiograma como exemplo:

A insuficiência cardíaca é uma doença na qual o coração não consegue mais bombear sangue para o corpo, podendo estar envolvido o lado
direito, esquerdo ou ambos os lados do coração.

De maneira geral, mesmo a insuficiência sendo de apenas uma lado o coração o órgão todo acaba sendo prejudicado.

Como a função de bombear sangue está comprometida o sangue pode acumular em órgãos como pulmão, fígado, e membros. Nesses casos recebe o nome de Insuficiência cardíaca congestiva, o que leva a falta de oxigênio e consequente comprometimento do órgão.

É um exame que mede a atividade elétrica do coração, isto é, permite avaliar se há alguma falha ou bloqueio na condução elétrica e que faça com que o coração bata em descompasso. É um exame simples que se utiliza eletrodos conectados ao corpo, usado como triagem ou nos exames pré-operatórios. Com esse exame podemos detectar as bradicardias e taquicardias (quando o coração bate devagar e rápido demais respectivamente).

Em 1991, com a fundação da Clínica Veterinária Santa Mônica, começava uma história de muito trabalho e disposição para oferecer ao público, o melhor atendimento…

Entre em Contato:

Horários:

Todos os Dias: 24 horas

Em 1991, com a fundação da Clínica Veterinária Santa Mônica, começava uma história de muito trabalho e disposição para oferecer ao público, o melhor atendimento…

Entre em Contato:

Horários:

Todos os Dias: 24 horas.

Em 1991, com a fundação da Clínica Veterinária Santa Mônica, começava uma história de muito trabalho e disposição para oferecer ao público, o melhor atendimento médico-veterinário possível…

Siga-nos:

Entre em Contato:

Horários:

Todos os Dias: 24 horas.
HVSM · 2020 © Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: MarketVet
× WhatsApp