DERMATOLOGIA VETERINÁRIA

Dra. Monica Lange, médico-veterinária especializada em Dermatologia Veterinária.

Dermatologia Veterinária em Curitiba

Essa importante área da medicina veterinária, contempla aproximadamente 80% das queixas de tutores de animais de companhia. Para essa especialidade, aqui você conta com a Dra. Monica, proprietária do hospital e reconhecida dermatóloga veterinária.

São inúmeras as enfermidades dermatológicas que acometem cães e gatos e uma delas pode estar acontecendo com teu Pet. Entre as queixas mais comuns estão coceira incessante, mau cheiro na pele, descamações, feridas profundas e infecção dos ouvidos.

Para um tratamento adequado é necessário um bom diagnóstico e, para isso, uma boa linha de investigação clínica que irá considerar todas as possibilidades, desde investigar uma dermatopatia primária, até as várias alterações de pele em decorrência de problemas endócrinos.

E para essa investigação você pode contar com a Dra. Monica Lange, fundadora do Hospital Veterinário Santa Monica e chefe do serviço de dermatologia, possui especialização pela Universidade de São Paulo (USP) e é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV).

Seu Pet em boas mãos!

Os antipulgas tópicos, na forma de pipetas que aplicamos na região cervical, devem ser repetidos a cada 15 dias. A eficácia do produto vai diminuindo conforme a quantidade de banho que realizamos ao longo do mês. Os antipulgas orais devem ser administrados conforme especificação do produto, que pode ser mensal ou trimestral, e devem ser de uso contínuo durante o ano todo.

Normalmente não encontramos pulgas nos pacientes que estão se coçando. A pulga provoca alergia quando pica o animal por meio de sua saliva e estabelece-se a coceira naquilo que chamamos de reação alérgica sem a permanência da pulga no cão. Outros fatores também podem desencadear coceira como alergia a pólens, ácaros e alimentos. Manter o antipulgas em dia é fundamental para o tratamento dermatológico. O médico-veterinário dermatologista é a melhor pessoa para diagnosticar as causas da coceira em seu Pet.

Para o tratamento de uma doença de pele é recomendado usar associações de terapias, a fim de melhorar a qualidade da pele e dar condições de sua manutenção, evitando o uso excessivo de antibióticos e corticoides. Na atualidade, encontra-se excelentes opções de terapia que nos permitem evitar o uso de corticoides, pois é sabido que essa classe de medicamentos possui muitos efeitos colaterais.

Os gatos não necessitam de banhos com muita frequência. Eles costumam se higienizar o tempo todo, além do que, banhos são muito estressantes para eles. Portanto, podemos fazê-los quando realmente acharmos necessário como, por exemplo, a cada 30 dias, desde que não exista uma doença dermatológica pré-existente, que exija a realização de banhos medicamentosos com frequência maior. O intervalo de banho para cães varia conforme a necessidade da raça, rotina do animal ou condição clínica. Por exemplo, o fato de permanecer dentro ou fora de casa, ou uma exigência maior devido a uma dermatopatia (doença de pele). Pode-se dar banhos semanais, quinzenais ou até mensais, conforme a necessidade específica de cada paciente. A escovação em Pets de pelos longos deve ser diária.

Em 1991, com a fundação da Clínica Veterinária Santa Mônica, começava uma história de muito trabalho e disposição para oferecer ao público, o melhor atendimento…

Entre em Contato:

Horários:

Todos os Dias: 24 horas.

Em 1991, com a fundação da Clínica Veterinária Santa Mônica, começava uma história de muito trabalho e disposição para oferecer ao público, o melhor atendimento…

Entre em Contato:

Horários:

Todos os Dias: 24 horas.

Em 1991, com a fundação da Clínica Veterinária Santa Mônica, começava uma história de muito trabalho e disposição para oferecer ao público, o melhor atendimento médico-veterinário possível…

Siga-nos:

Entre em Contato:

Horários:

Todos os Dias: 24 horas.
HVSM · 2020 © Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: MarketVet
× WhatsApp