Um moderno centro de fisioterapia veterinária está a sua disposição no Hospital Veterinário Santa Mônica. A Mundo à Parte, um dos mais conceituados centros de fisioterapia e reabilitação veterinária do Brasil é responsável por essa importante área da medicina veterinária, que busca levar qualidade de vida para seu Pet.
A Mundo à Parte é mais do que um centro de fisioterapia e reabilitação, sua equipe é apaixonada pelo que faz e cuida com carinho de cada um dos pacientes como se fossem da própria família. Cuidados clínicos são aliados de muito amor e carinho.
O centro promove recuperação mais rápida e proporciona conforto aos pacientes, conservando musculatura, evitando novas intervenções cirúrgicas e aumento da expectativa e qualidade de vida. O local conta com equipamentos de última geração, cada um com seu objetivo para tratamento de dor, problemas articulares, feridas, entre outros.
Para que o tratamento seja iniciado, o primeiro passo é uma avaliação do médico-veterinário especialista em fisioterapia animal para diagnosticar a doença, em que nível está e possíveis afecções ou dores concomitantes para então ser prescrito o tratamento necessário.
O paciente é reavaliado em todas as sessões para verificar a progressão e possíveis pontos de dor. O tutor pode acompanhar as sessões, as quais têm em torno de 1 hora e incluem todos os tratamentos necessários.
A Mundo à Parte está de portas abertas para receber pacientes indicados por todos os veterinários, clínicas e hospitais e aqui nunca haverá intervenção no tratamento do veterinário responsável pelo paciente, ele sempre retornará ao clínico e a fisiatra manterá constante comunicação para atualizar sobre o progresso do paciente. Sendo assim um tratamento em conjunto de todas as áreas, com o objetivo de fornecer ao paciente o melhor e mais completo atendimento.
Há várias modalidades de tratamento dentro da fisioterapia veterinária, cada uma tem seu objetivo, como no tratamento de dores, problemas articulares e feridas, além de fornecer qualidade de vida aos pacientes. Alguns dos tratamentos oferecidos são, por exemplo, a magnetoterapia, fototerapia, ozonioterapia, hidroterapia, além das técnicas manuais e da cinesioterapia. O tratamento busca promover a melhora da circulação sanguínea e linfática dos pacientes; analgesia osteoarticular, visceral, muscular e tendinosa; reequilíbrio das membranas celulares, retirada da inflamação, regeneração de fibra nervosa (sendo essencial em paralisia dos membros por compressão medular), melhora da funcionalidade dos órgãos, cicatrização e consolidação óssea, descontratura muscular, ganho de tônus e força muscular, entre muitos outros benefícios.
A hidroterapia promove inúmeros benefícios, a água morna auxilia no relaxamento e analgesia, o animal fica mais leve, reduzindo o impacto às articulações. Essa terapia auxilia na melhora da circulação sanguínea, na redução da dor, na flexibilidade e mobilidade do animal, fortalecendo o tônus muscular e melhorando no equilíbrio, coordenação e manutenção da postura. Ela é indicada, por exemplo, no auxílio ao tratamento para retomada da locomoção e propriocepção de animais com os membros pélvicos paralisados. Também, junto a uma dieta balanceada, promove perda de peso e condicionamento físico.
Já os aparelhos de laser e fototerapia melhoram o metabolismo e a multiplicação celular, modulam processos inflamatórios e estimulam a produção de colágeno, a cicatrização óssea e a neovascularização de tecidos; além de estimular a liberação de endorfinas e opioides endógenos para o alívio da dor. O tratamento tem grande indicação na cicatrização e regeneração de tecidos, sendo muito utilizado em lesões de pele, alterações ósseas, hérnia de disco e dor em coluna. Também auxilia na reparação neuronal em lesões de nervos periféricos e na regeneração óssea.
A magnetoterapia proporciona grandes benefícios, além dos efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, ele age nos canais de cálcio favorecendo a consolidação óssea em fraturas. O aparelho aumenta a circulação sanguínea local, auxilia na eliminação de radicais livres ajudando o corpo a manter o equilíbrio no PH sanguíneo e na entrada e saída de íons, fazendo com que o ambiente onde a célula lesionada está inserida fique mais favorável para que o organismo possa se recuperar.
A cinesioterapia conta com a prática de exercícios com bolas, prancha, cones e cavaletes. As terapias manuais envolvem alongamento, movimentos passivos, massagem e manipulação articular. Cada terapia é prescrita de acordo com o paciente, suas afecções e etapa do tratamento que, quando bem elaborados e combinados, proporcionam inúmeros benefícios.
A reabilitação é indicada para o tratamento de distúrbios ortopédicos e neurológicos que podem ocorrer por idade, traumas, doenças, atividades físicas, sobrepeso, predisposição genética, dentre outras razões.
Pode auxiliar no tratamento de feridas e atuar como prevenção às possíveis lesões e tratamento adjuvante para obesidade, em conjunto com uma dieta balanceada. Pacientes idosos com dores articulares e musculares, pacientes ortopédicos acometidos por displasia coxofemoral, luxação de patela, ruptura de ligamento, artrite/artrose e em pós-operatório; nestes casos o tratamento irá auxiliar na redução do inchaço, dores, inflamação e a aumentar o tônus muscular.
Pacientes neurológicos com hérnia de disco e traumas/fraturas em coluna, quando a locomoção e independência do paciente ficam comprometidas; aqui a fisioterapia é essencial para controle de dor e retorno funcional dos membros e do sistema urinário, proporcionando qualidade de vida. O tratamento também pode promover cuidados paliativos em animais com neoplasia ou convalescentes.
A fisioterapia tem inúmeras aplicações clínicas na restauração, manutenção e promoção da saúde física do corpo. A utilização de diferentes técnicas, sendo via equipamentos ou a simples manipulação, gera excelentes resultados. O tratamento oferece ao animal uma melhor e mais rápida reabilitação, o cuidado com problemas concomitantes e proporciona grande alívio à dor. A associação ao tratamento clínico e cirúrgico é extremamente indicada e proporciona inúmeros benefícios ao paciente.
Se seu pet está caminhando com dificuldade, sem descarregar o peso em alguma das patinhas, anda “rebolando” bastante ao caminhar, ele pode estar com algum problema ortopédico e a fisioterapia pode ajudar.
Qualquer animal acometido por patologias ortopédicas e/ou neurológicas, desde filhotes até idosos, pequenos ou gigantes, cães ou gatos, tem indicação para o tratamento fisioterápico.
Proporcionar conforto, aumento da qualidade e expectativa de vida dos pacientes. O tratamento acelera a recuperação pós operatória e nos casos em que a cirurgia não é uma opção a fisioterapia possibilita a gestão clínica da doença.
Quer agendar um horário para o seu pet?
Entre em contato conosco!
Entre em Contato:
Horários:
Todos os Dias: 24 horas
Siga-nos:
Nosso Endereço:
Links Rápidos:
Entre em Contato:
Horários:
Todos os Dias: 24 horas.
Nosso Endereço:
Siga-nos:
Links Rápidos:
Siga-nos:
Entre em Contato:
Horários:
Nosso Endereço:
Links Rápidos: