(41) 3332-5590

(41) 98753-4581

Telefone: (41) 3332-5590 | WhatsApp: (41) 98753-4581 | E-mail: [email protected]

Medicina Felina

A população de gatos no Brasil, segundo dados do IBGE, é de aproximadamente 22 milhões e a tendência é que em alguns anos ultrapasse o número de cães, como já acontece em muitos países.

A explicação para este aumento é simples. Muitas pessoas têm optado pelo gato na hora de escolher um animal de estimação. Os benefícios são muitos: gatos demandam menos trabalho aos tutores, raramente precisam de banho (eles se auto higienizam diariamente), não precisam passear, fazem as necessidades na caixa de areia, adaptam-se bem a pequenos espaços, são mais silenciosos, muito amorosos e companheiros!

Mas também é preciso alguns cuidados essenciais para mantê-los saudáveis, como alimentação de boa qualidade, água fresca à vontade, cuidados como vacinação, controle de ecto e endoparasitas e avaliação médico veterinária periódica.

Apesar de ser considerado um evento estressante para o gato, a ida ao veterinário não deve ser protelada.

Pensando nisso, o Hospital Veterinário Santa Mônica tem uma infraestrutura completa para atender as necessidades dos felinos, como sala de espera exclusiva para gatos e internamento separado dos cães, além de um centro de imagem e laboratório de patologia clínica.

Também contamos com serviço médico veterinário especializado em medicina felina!

Afinal, gatos têm suas particularidades metabólicas, doenças específicas da espécie e comportamento diferenciado que devem ser levados em consideração no momento da consulta.

Sempre que possível, recomendamos agendar previamente a consulta para evitar espera e minimizar o estresse do gato.

Dicas para levar seu gato ao veterinário:
Escolha uma caixa de transporte do tamanho adequado e que seu gato fique confortável. Há vários modelos, porém, recomenda-se as caixas que são possíveis abrir a parte de cima.

Escolha uma caixa de transporte do tamanho adequado e que seu gato fique confortável. Há vários modelos, porém, recomenda-se as caixas que são possíveis abrir a parte de cima.

Sempre deixe a caixa de transporte em um local acessível, como uma opção para o gato dormir. Coloque coberta, brinquedo, catnip e ofereça petisco dentro dela para acostumá-lo a entrar na caixa. Desta forma, quando for necessário transportá-lo, ele já estará acostumado com ela.

Agende um horário de consulta com seu veterinário para evitar esperar muito tempo.

Evite alimentar seu gato antes de leva-lo ao hospital, pois alguns animais ficam enjoados com o movimento do carro.

Uma boa opção para minimizar o estresse é utilizar feromônios sintéticos (Feliway). Borrife o spray na caixa de transporte uma hora antes de colocá-lo.

Ao transportá-lo, além de colocar uma coberta ou toalha dentro, sempre leve uma toalha de casa para cobrir a caixa e assim evitar que o gato se assuste ao ver outro animais ou pessoas durante o trajeto e na clínica/hospital veterinário.

Cuidado para não balançar demais a caixa e sempre passe o sinto de segurança ao redor dela, pois com o movimento do carro ela pode virar. Deixe-a de uma forma que o gato consiga manter contato visual com você e sentir mais seguro.

Procure locais de sua confiança e de preferência que tenha sala de espera separada para gatos. Caso não seja possível, evite deixar que cães se aproximem do seu animal, pois isso pode deixa-lo mais assustado.

Recomenda-se cortar as unhas do gato um dia antes da consulta.

Caso seu gato seja muito bravo, que nem você consegue contê-lo, converse com seu veterinário antes para verificar a melhor forma de levá-lo para consulta.

Leve um petisco, sachê ou um pouco da ração que seu gato gosta. Ao final da consulta você poderá recompensá-lo.

Caso tenha outros gatos em casa, quando retornar fique atendo ao comportamento deles. Muitas vezes os gatos que ficaram em casa não reconhecem o que saiu pois ele volta com vários “cheiros” diferentes e muitas vezes podem entrar em conflito.

Apesar de parecer estressante levar seu gato ao veterinário, é muito importante cuidar da saúde do seu pet. Seguindo estas dicas podemos minimizar este momento.

Quer mais Informações? Ligue para Nós:
(41) 3332-5590
| Whats: (41) 98753-4581

Em 1991, com a fundação da Clínica Veterinária Santa Mônica, começava uma história de muito trabalho e disposição para oferecer ao público, o melhor atendimento médico-veterinário possível.

FALE CONOSCO:

(41) 3332-5590

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

Segunda a Domingo: 24 horas

NOSSO ENDEREÇO:

Rua Brigadeiro Franco, 4029 – Água Verde
CEP: 80.220-100 – Curitiba-PR.

HOSPITAL VETERINÁRIO SANTA MÔNICA · 2018 © Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: Agência MarketNet