(41) 3332-5590

(41) 98753-4581

Telefone: (41) 3332-5590 | WhatsApp: (41) 98753-4581 | E-mail: [email protected]

Emergências Veterinárias

Visão geral do ambiente de atendimento de emergência do Hospital
Veterinário Santa Mônica.

O tratamento emergencial de animais de companhia é uma especialidade que requer alto grau de discernimento e velocidade de atendimento por parte de toda a equipe de um hospital veterinário. E uma equipe assim preparada você pode encontrar no Hospital Veterinário Santa Mônica.

O tratamento emergencial, como o próprio nome diz, é uma abordagem em que não há tempo a se perder e o médico-veterinário deve estar preparado para agir no mais curto espaço de tempo. Por isso, o constante treinamento da equipe, desde a recepção onde se terá o primeiro contato com o cão ou gato, é essencial.

Equipamentos de monitoração e assistência ao paciente em tratamento emergencial.

Quando falamos em tratamento emergencial, além da equipe preparada, é essencial um ambiente preparado com fácil acesso, a partir da recepção e com materiais médicos para todo tipo de situação como, por exemplo, intoxicações, atropelamentos, parada cardiorrespiratória, convulsões etc.

Além disso, é importante considerar o que é emergência e o que é urgência. As duas palavras são usadas na área de saúde, mas denotam sentidos diferentes. Então vamos explicar:

Emergência: É uma situação em que a vida enfrenta uma ameaça imediata, cuja situação aparece de maneira súbita e imprevista e que a intervenção deve ser imediata. Exemplos: parada cardíaca, parada respiratória, hemorragias.

Urgência: Nesta situação não há risco imediato de vida, mas pode se tornar uma emergência se não for contornada rapidamente. Na urgência pode haver previsão de atendimento quanto ao tempo, mas também não pode ser tardia, quer dizer, tem que ser em curto prazo. Exemplos: fraturas, torções, pequenas quedas.

Kits para pronto atendimento de acordo com a situação emergencial.

Intoxicação

Uma das rotinas mais comum na emergência são os casos de intoxicação. Quando falamos em intoxicação, incluímos aqui os pacientes que são afetados por venenos, como o chumbinho, estricnina e rodenticidas, por inseticidas, como os piretróides e organofosforados, por antiparasitários e carrapaticidas, como o amitraz e a ivermectina, ou então por medicamentos em altas doses ou que o animal tenha sensibilidade.

O responsável pelo animal, na maioria dos casos, primeiramente notará diarreia e vômitos, depois iniciará a sialorreia (salivação excessiva), mioclonia (tremores na musculatura generalizados pelo corpo), pupilas ou muito dilatadas ou muito pequenas, podendo também em alguns casos apresentar convulsão, coma e como consequência de tudo isso, o óbito. o aumento da temperatura corporal também é um sinal clínico muito comum.

Exclusivamente nas intoxicações por rodenticidas, sangramentos espontâneos pelo corpo poderão aparecer, como pelas narinas, olhos, pela urina e pelas fezes.

Lembrando que nem todos esses sintomas são obrigatórios acontecerem, alguns animais apresentam todos, outros porém apresentam dois ou três deles.

Se você tem a suspeita que seu animal possa ter sido intoxicado, leve diretamente ao hospital veterinário mais próximo, pois é um caso emergencial que pode levar a óbito em poucas horas.

Tem algo que eu possar fazer antes de levá-lo ao veterinário?
Se a suspeita é de que ele comeu algum tipo de veneno ou substância nociva, é possível administrar ao animal um a dois comprimido de carvão ativado (encontrado em farmácias humanas), e levá-lo ao veterinário na sequência.
Se o problema foi a administração excessiva de carrapaticida ou medicação de pulga, lave bem o animal para tirar o excesso do produto e leva na sequência ao veterinário.

Lembrando que intoxicação é diferente de envenenamento, este acontece nos casos de contato com veneno de sapos ou cobras, por exemplo. também é uma emergência, porém o tratamento é diferente.

Quer mais Informações? Ligue para Nós:
(41) 3332-5590
| Whats: (41) 98753-4581

Em 1991, com a fundação da Clínica Veterinária Santa Mônica, começava uma história de muito trabalho e disposição para oferecer ao público, o melhor atendimento médico-veterinário possível.

FALE CONOSCO:

(41) 3332-5590

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

Segunda a Domingo: 24 horas

NOSSO ENDEREÇO:

Rua Brigadeiro Franco, 4029 – Água Verde
CEP: 80.220-100 – Curitiba-PR.

HOSPITAL VETERINÁRIO SANTA MÔNICA · 2018 © Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: Agência MarketNet