Telefone: (41) 3332-5590 | WhatsApp: (41) 98753-4581 | E-mail: [email protected]

(41) 3332-5590

(41) 98753-4581

DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

Ecocardiografia

A ecocardiografia é uma das áreas de diagnóstico veterinário em evidente expansão. É usada tanto para diagnóstico de doenças aparentes do coração como para avaliação de pacientes hígidos com o intuito de identificar patologias ocultas.

No hospital Veterinário Santa Mônica dispomos de equipamento de ultima geração e profissional especializado nessa área, a fim de mapear informações acerca da anatomia, fisiologia e hemodinâmica do coração.

O uso da Ecocardiografia Doppler, que utiliza um feixe de ultrassom refletido sobre os vasos sanguíneos nos dá ideia do tempo, direção e velocidade do fluxo sanguíneo, dados importantes para se avaliar a boa funcionalidade do coração.

É um método não invasivo e seguro para diagnosticar as principais patologias cardíacas.

Eletrocardiografia

O Eletrocardiograma já está bem difundido no meio veterinário como uma importante ferramenta de diagnóstico de determinadas cardiopatias ou simplesmente como detector de alguma coisa não anda tão bem.

Esse exame, não invasivo, rápido e seguro permite detectar via cabos e eletrodos conectados ao paciente a atividade elétrica do coração que é registrada na forma de ondas (traçado eletrocardiográfico).
O Eletrocardiograma ou ECG, é muito utilizado como exame pré-operatório para detectar possíveis alterações e favorecer ao anestesiologista informações de que cuidados deverá tomar ao anestesiar um paciente.

Radiografia Digital

O exame radiográfico é um método de diagnóstico por imagem amplamente utilizado que evoluiu com a modernização dos aparelhos e das técnicas de obtenção de imagem e continua sendo amplamente utilizado, é de fácil realização, possui um custo baixo e uma boa eficiência quando adequadamente solicitado.

O estudo radiográfico tem ampla finalidade como por exemplo o estadiamento tumoral e diagnostico, avaliações ortopédicas, pulmonar e cardíaca, poli traumas

No Hospital Veterinário Santa Mônica, dispomos de digitalização como forma de obtenção da imagem. Neste caso não se faz necessário a utilização de produtos químicos (revelador e fixador) que são poluentes ambientais. Além do tempo para obtenção da imagem ser muito menor, a qualidade é muito superior.

O exame radiográfico é um exame seguro?
Sim, é um exame seguro e rápido proporcionando grande auxilio no diagnóstico.

É necessário algum tipo de anestesia/ sedativo?
Em alguns tipos de procedimento acaba sendo imprescindível a sedação, porém é a minoria das situações e sempre entre em contato conosco e com o seu veterinário de confiança para ponderarmos a real necessidade.

Existem contraindicações?
Paciente instáveis e críticos podem precisar de uma estabilização previa ou adequação do ambiente.

É necessária alguma preparação?
Jejum naqueles que serão anestesiados.

Atendemos 24 horas tanto os pacientes internos quanto externos.
Agendamento dos exames de imagem podem ser feitos por telefone ou pessoalmente na recepção do Hospital Veterinário Santa Mônica. É imprescindível levar o pedido/requisição do médico veterinário, sem o qual o exame não será realizado.

Tomografia

A Tomografia veterinária é um dos exames mais modernos para obtenção de imagem de qualquer área do corpo dos animais de companhia.

A Tomografia, assim como a radiologia, pode fazer uso de contrastes para os mais diferentes diagnósticos. A saber: No tórax podemos avaliar o mediastino, costelas, grandes vasos e doenças dos pulmões. No abdome podemos avaliar todas as estruturas como o rim, fígado, útero, e nos casos de “shunts porto sistêmicos”, etc..No crânio podemos identificar doenças do cérebro, cerebelo, tronco encefálico, seios da face, ouvidos, etc.. Podemos ainda fazer uso da TC para diagnosticar problemas da coluna vertebral, principalmente neoplasias e hérnias de disco.

O Hospital Veterinário Santa Mônica dispõe de acesso ao centro de diagnóstico veterinário especializado em aquisição de imagens.

Tendo como base a mesma sistemática de coleta de imagens da radiologia, a TC é mais precisa porque coleta informações através de cortes transversais e “em fatias”, sendo possível a montagem de imagens tridimensionais e melhor análise de todo o corpo do paciente.

Ultrassonografia

Este é um método de auxilio diagnóstico amplamente utilizado e com múltiplas indicações na medicina veterinária, por ser uma técnica moderna, pouco tempo para excelente resposta, alta precisão e baixa ou nenhuma invasividade. A ultrassonografia responde a nossa rotina de clínica geral, onde queixas comuns como a de falta de apetite, apatia e prostração de pacientes pode ser respondida em poucos minutos, diferenciando assim situações simples a casos de alta complexidade e gravidade. A ultrassonografia avalia estruturas abdominais como fígado, pâncreas, rins, baço, próstata, testículos, ovários, adrenais, linfonodos, mesentério abdominal e também o aspecto de órgãos cavitários: trato gastrintestinal, vesícula biliar, vesícula urinária, uretra, ureteres e útero. Existem ainda modalidades como a ultrassonografia oftálmica/ocular e gestacional.

 

TEMPO

OBJETIVO

JEJUM ALIMENTAR

6 a 12h

Evitar o sombreamento causado pelo acúmulo do bolo alimentar, das fezes e dos gases.

INGESTA DE ÁGUA

Sem restrição

——-

EVITAR QUE O ANIMAL URINE

Pelo menos 2 horas antes do exame, ou de acordo com indicação solicitada pelo clinico responsável

Distender a bexiga que atua como janela facilitando a visualização dos órgãos e estruturas da região pélvica e abdominal, além de sua própria e adequada avaliação.

Esse preparo pode ser dispensado em algumas situações como na gestação e nos traumas.
Agendamento dos exames de imagem podem ser feitos por telefone ou pessoalmente na recepção do Hospital Veterinário Santa Mônica.

O exame ultrassonográfico é seguro?
Sim, é um exame seguro e rápido proporcionando grande auxilio no diagnostico quando corretamente solicitado.

É necessário algum tipo de anestesia/ sedativo?
Em raras situações e somente com indicação do veterinário solicitante.

Existem contraindicações?
Não, a princípio qualquer paciente está apto a ser examinado.

É necessária alguma preparação?
Ver tabela.

Quer mais Informações? Ligue para Nós:
(41) 3332-5590
| Whats: (41) 98753-4581

Em 1991, com a fundação da Clínica Veterinária Santa Mônica, começava uma história de muito trabalho e disposição para oferecer ao público, o melhor atendimento médico-veterinário possível.

FALE CONOSCO:

(41) 3332-5590

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

Segunda a Domingo: 24 horas

NOSSO ENDEREÇO:

Rua Brigadeiro Franco, 4029 – Água Verde
CEP: 80.220-100 – Curitiba-PR.

HOSPITAL VETERINÁRIO SANTA MÔNICA · 2018 © Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: Agência MarketNet