Nossa Unidade de Terapia Semi-intensiva é destinada a pacientes que necessitam de monitoração permanente de parâmetros vitais, a exemplo de: (I) frequência cardíaca e arritmias; (II) frequência respiratória e complicações relacionadas; (III) temperatura corporal; (IV) pressão arterial sistêmica; (V) pressão intra-abdominal; (VI) controle de dor; (VII) mensuração de débito urinário, entre outros.
A unidade é responsável, ainda, pela monitoração frequente de exames de sangue complexos, tais como: hemogasometria arterial e venosa e curva glicêmica em pacientes em crise de cetoacidose diabética, hipóteses em que não se pode prescindir de profissional capacitado e que tenha dedicação integral (24 horas) ao acompanhamento e estabilização do paciente.
Não menos importante, são as situações de pacientes que dependem de medicações de infusão contínua. A unidade também é equipada e a equipe treinada para esses casos. Sabe-se que esses pacientes precisam das medicações para estabilização de quadros mais críticos, como em hipotensões graves, falhas de bomba cardíaca e necessidade de coma induzido.
Destaque-se, finalmente, os casos pós-operatórios que necessitem de maior atenção para a alta médica, os quais da mesma forma são devidamente tratados em nossa unidade.
A equipe conta com profissionais capacitados e especializados em emergências e cuidados intensivos. Isso contribui para a redução do número de dias de internação e, consequentemente, para melhora mais rápida e mais segura do paciente.